terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Savona ( a caminho de Roma) - 23 de Dez

Madrugamos hoje, bem cedo lenvatamos para descer o vale de montanhes aonde se situa Andorra para seguir rumo a Itália, Lindo o caminho,neve para todos os cantos, um cenário todo branco, parece um filme de natal, so faltaram as renas.
Apesar da nossa pressa, pois o caminho é bem longo ate Roma, nao resistimos a paisagem e tivemos que parar para algumas fotos, aquele programa típicode turista bobo que nunca viu neve. O que nos chamou muita atençao foi um rio compltamente congelado (foto com o meu velho), sem falar nas cachoeiras, um paredao inteirimente de gelo, coisas que so vemos em filmes e comentarios do Discovery Channel.
O caminho todo, descendo os Montes Pirineus é lindo demais, muita neve, chega a doer nos olhos o reflexo do sol na neve, sem falar nos montes que acumulam nos carros e nas arvores que derretem com o calor do sol durante o dia. É LINDO DE SE VER mas de morar me parece ser bm complcado, a beleza da neve tem um preço alto a se pagar.

Ate minha mae que nao é muito amiga do tempo frio se rendeu aos encantos da neve e se divertiu a bessa na beira da estrada aonde paramos pra dar uma volta num campo coberto de neve, ate descobrirmos que a neve dava na cintura, era impossivel andar, o que frustrou nossa expectativa de uma caminhada gelada.
Fiquei pensando uma coisa, quando as tropas de Napoleao rumaram em direçao a portugal para tirar o rei do trono e se apoderar do Reino( fato esse que causou a fuga da familia real para o Brasil em 1808, abandonando o reino e os súditos à vontade dos soldados franceses da tropa de Napoleao) tiveram que passar pelos montes pirineus na época do inverno, à cavalo e com poucos recursos e mantimentos limitados, como deve ter sido dificil, pois nao havia estradas e caminhos direcionados com ha hoje, havia somente povoados distantes um dosoutros, e as estradas precarias que os ligavam ficava coberta por quase 1 metro deneve. Por isso diz a historia que quando os soldados chegaram aLisboa a tropa ja estava muito fraca, com fome e sem mantimentos, sem falar qnaqueles que nao resistiram à penosa viagem, teria sido facil para a descansada tropa Portuguesa derrotar aqueles podres soldados, tal fato teria mudado os rumos da historia de Portugal e do Brasil

Apos a perigosa descida dos Pirineus, chegamos na divisa com sul da França, nos postos de serviço das estradas fica louco aquele que gos ta de doces pois é muito grande a variaedade e sao lindos. o sabor deixa a desejar, mas para o Europeu é uma iguaria.~
Ja no fim da tarde, chegamos a Itália, de tunel em tunel pelas Montanhas da Reviera Francesa, logo que acabam os tuneis temos uma bela fista do mar Mediterraneo margiando nosso caminho, outra bela vista de fim de tarde.
Chegamos entao a Savona. proxima Gênova.
Ai surge outra curiosa situaçao, o "hotel" aonde fizemos nossa reserva é u predio antigo reformado aonde a mulher aluga os quartos, Fantasmagórico o lugar, a decoração, e os palhaços de pano, em particular um ao canto do hall de entrada dentro de um carrinho de bebe, O meu quarto com os meninos é patrimonio nacional, tomabado pela Italia como patrimonio historico nacional datado de 1700, é mesmo assustador o lugar.~
Agasalhamos as malas e fomos, a pé, jantar uma bela pizza à moda Italiana no restaurante La Fenice "A Fenix", uma pizza muito simples ate feia, com os condimentos jogamos e mau distribuidos, mas de um sabor inigualável. Apos a rica refeição voltamos ao predio, batemos a porta e nada, ninguem responde, ficamos entao presos do lado de fora do predio, com todas as nossas coisas la dentro, de certo a dona do local tinha caido no sono e nos esqueceu do lado de fora, tivemos que ir ao bar da esquina, dar um jeito de falar em Italiano que precisavamos do numero da dona da pençao acima do bar, ate que uma caridosa alma que falava espanhol se pos a nos ajudar e conseguimos falar com a espantosa dona da pençao que abriu a porta para podermos descansar.
Amanha visitaremos a torre de Pisa e depois seguiremos rumo a Roma, nessa vespera de natal desejo a todos boas festas e muita paz nos coraçoes.