quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Paris - 1º de janeiro de 2009




Hoje é 1° de Janeiro, a noite passada foi fantástica, não só a noite como também o dia.
Logo que saímos do hotel, fomos à torre vê-la de dia, estonteante, tanto quanto a noite, passamos pela pirâmide do Louvre, que bela vista, emocionei-me ao ver a pirâmide dita ter 666 peças de vidro que a constroem, mas preciso de um dia inteiro para visitá-la.
Entao decidimos visitar Notre Dame. É MARAVILHOSA a catedral, simplesmente linda. Muito detalhada, já na porta vê-se a imponência da construção que foi feita pelos cidadãos parisienses somente para haver uma catedral aonde pudessem ir. Na porta pode-se ver a imagem de todos os santos conhecidos na época, além do portal entre o céu e o inferno, vê-se um anjo com os seus e de frente para ele, o diabo carregando amarrados a uma corda os dele.
(http://www.youtube.com/watch?v=aqb933y6yvQ&feature=related) Esse vídeo mostra bem a entrada.
Ao entrar vê-se logo a tendência barroca expressa nas paredes, toda a igreja é linda por dentro apesar de escura, vitrais muito bem feitos bem detalhados, expressões em mármore que parecem vivas. Em Notre Dame não se poupa o fiel das imagens macabras que julgavam ser o inferno, uma estátua enorme da morte ressuscitando um corpo já putreficado, os detalhes em mármore são perfeitos.
Vimos uma bela apresentação de Natal, aonde um retroprojetor iluminava aos poucos a história do nascimento de Jesus talhado em pedra na parte superior a Catedral. (http://www.youtube.com/watch?v=46mG8aHnYN0) , já esse o interior da Catedral. No filme da Disney, o Corcunda de Notre Dame, tem-se como principais o corcunda, uma cigana e um policial da guarda Parisiense, tendo os Ciganos como coitados e os policiais como vilões. Não é bem assim, Paris esta enpestiada de ciganos, estao por todas as partes, nao exibem mais sua cultura, simplismente mantêm-se ajoelhados com um surrado copo a frente de suas cabeças esperando com alguma compadecida alma lhes dê alguns trocados.
Depois fomos então para Champs-Elysées, para a espera de 2009. A Europa, principalmente em Paris, pode-se sentir o fantasma do terrorismo. Toda a avenida estava policiada fortemente, todas as lojas na hora de fechar recobriram suas vitrines com proteções de madeirite e nao houve fogos de artifício. Em Paris não houve queima de fogos, pelo medo de simultaneamente haver um ataque de natureza qualquer.
Mas nao deixou de ser lindo. A avenida foi fechada e todos foram para as ruas, pareciam um caldeirão do mundo, gente de todos os países estavam ali numa so alegria, era gente até onde a vista alcançava. Muita gente animada, bebia e farriava, uns com máscaras que remetiam ao carnaval, outros com chapeuzinhos de festa de aniversario. Gritavam e cantavam ao longo da avenida para não deixar o frio congelar suas articulações. Só mesmo estando lá para ter noção daquela energia.
Quando chegamos a Paris, no dia anterior, a torre estava azul, logo após a meia noite, a torre tomou a cor vermelha, simbolizando uma transição para um novo momento para o país, para o mundo e para todos nós.
Que venha 2009.
Otávio Fraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua crítica, dê sua opinião!