quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Uma nova era ? Yes, We Can !

Proponho para esse momento histórico, que leiam esse texto enquanto escutando essa música (http://www.youtube.com/watch?v=jjXyqcx-mYY)

A todos aqueles que estão antenados aos acontecimentos atuais, repito aquilo que os mais velhos já disseram a vocês: Presenciamos nesse dia 21 de Janeiro de 2009, um novo marco na história, o que dizem ser o começo de uma nova era, Na historia do mundo moderno, é a primeira vez em que um afro-descendente toma frente da nação mais poderosa de todas, e como já se sabe, os Estados Unidos da América é a nação mais poderosa de todos os tempos, tanto economicamente quanto em poderio bélico.
Digo-vos que já tive raiva, aversão e até nojo dessa nação. Para mim o EUA era um país de gente arrogante, egoísta, materialista e sem preocupações com o futuro da humanidade, e uma coisa, uma frase, um princípio sustentava a minha aversão, que se assemelha a: “Buscar de TODAS as formas recursos para o mantimento da hegemonia da nossa nação”.
Desde o surgimento de minha consciência política, se perguntassem se eu era anti NORTE-Americano, encheria o peito e responderia que sim, e não me arrependo da minha atitude. Diria também que odiava Bush, que não entendo como uma nação que se julga civilizada e evoluída pode reeleger um monstro como George W. Hoje, mantenho minhas crenças passadas, mas mantenho-as no passado, assim como também mantenho no passado a minha raiva pela bandeira das 50 estrelas. Não se pode negar que aquela nação cometeu inúmeras atrocidades à humanidade, ao mundo, aos direitos humanos. Há uma grande lista de ofendidos durante a história desse país. Mas não podemos culpar os homens de hoje pelos erros de seus antepassados.
Hoje, pude ver, de uma maneira que eu não pensei que estaria vivo para ver, uma nação que clama por mudança, que reza por unificação do seu povo, que pede por um MUNDO melhor, um mundo mais justo, mais limpo de ódio e preconceitos. Hoje eles rezam por aquilo que nossas mães nos ensinaram a pedir quando bebês. Hoje podem ver que o mundo deles, é o nosso mundo, e que o nosso planeta é deles também. QUE PRECISAMOS SALVAR A TERRA. Há 8 anos atrás, era um futuro muito distante o aquecimento da terra, o derretimento das calotas polares, a guerra por água, a guerra pelo ouro negro. Hoje vivemos e sobrevivemos a tudo isso.
Então, no ano de 2008, surge em meio à política um negro,nascido no Hawaí, filho de africano e com um polêmico nome, esse homem era Barack Hussein Obama.
Imagine, em um país em que a 60 anos atrás um negro era proibido de estudar em uma escola de brancos, era proibido de sentar nos mesmo assentos e até mesmo pegar o mesmo ônibus que um branco. Imagine agora que nesse mesmo país, hoje um negro ocupa o cargo político mais alto da nação e pela grandiosidade política, territorial e bélica, posso dizer com segurança que ocupa um dos cargos mais elevados do mundo atual. (http://www.youtube.com/watch?v=ghSJsEVf0pU&feature=related)
Hoje, a África está em festa, o Iraque está em festa, o Brasil está em festa, Os estados Unidos da América estão em festa, bilhões de pessoas no mundo estão em festa.Todos aqueles corações esperançosos que clamam por paz, por mudança, por melhoras, estão em festa.
Agora, o mundo espera que a mudança comece e o novo residente da Casa Branca afirmou que não vai poupar esforços para que essa mudança aconteça. Obama, em seu primeiro discurso presidencial me emocionou como eu nunca achei que um presidente norte-americano faria. Ao mencionar que irá começar uma nova era, a era de uma América preocupada com o meio-ambiente, com a unificação de sua nação, em estabelecer fortes alianças com aqueles países interessados na propagação da paz.
Obama unificou um país que se encontrava bastante divido, unificou a população em torno de uma frase: Sim, nós podemos (Yes, We Can). Isso mostra para o mundo, principalmente aos países subdesenvolvidos, que não estamos mais sozinhos em pedir paz, em pedir que os poderosos cuidem para que nossos filhos possam viver em um mundo melhor.
Hoje, acende-se uma luz no fundo desse túnel, hoje o mundo parece ter mais consciência de que precisamos mudar a nós mesmos, para mudar o mundo. Hoje o mundo parou para voltar a ter esperança no futuro e pela primeira vez olho para aquela bandeira listrada de branco e imponente com suas 50 estrelas, olho com respeito e penso comigo mesmo: “agora sabem que são humanos tanto quanto nós, sabem que estão sujeitos as consequências de seus atos tanto quanto nós, agora sabem que também precisam de um mundo melhor”.
E agora, em forma de prece, peço que minhas palavras não sejam somente os delírios de um coração esperançoso... que sejam o nosso futuro.
Amém.

Otávio Fraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua crítica, dê sua opinião!