quarta-feira, 17 de março de 2010

Palmas - 17 de marco de 2010 - Livro "Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia"

Nesta quarta feira, dia 17, a partir das 19 hrs, no Espaço Cultural haverá o lançamento da maravilhosa obra nominada de “Viagem pitoresca pelo Araguaia”, uma viagem de da nescente à foz do nosso mais belo rio, retratado pela mãos mágicas do artista plástico Otoniel, conheço o livro e ganhei um exemplar, VALE MUITO A PENA CONFERIR, principalmente àqueles que amam tanto as belezes do nosso Araguaia .

Rio Araguaia é tema de exposição e livro de arte

Será inaugurada no próximo dia 17, quarta-feira, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, da Fundação Cultural de Palmas, a exposição “ Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia” composta por 25 pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto e 25 fotografias de Eduardo Peixoto, todas as obras são inspiradas no Araguaia desde as nascentes até o encontro com o Rio Tocantins.

A exposição lançará o livro de arte homônimo ilustrado com 60 pinturas do artista e dezenas de fotografias atuais que registram a diversidade das paisagens e o cotidiano ribeirinho; além de fotografias de época, histórias, versos e prosas que têm o Araguaia como tema. O livro tem um capítulo assinado pela historiadora Francisquinha Laranjeira Carvalho, com um breve histórico da navegação a vapor no rio, implantada pelos esforços incomuns do general Couto de Magalhães, no século XIX.

O livro foi patrocinado pela Rede Energia/Celtins, através da Lei Rouanet, e será lançado em algumas cidades do Estado do Tocantins. Inicialmente em Palmas e Araguaína, e posteriormente nas cidades localizadas nas margens do Araguaia.

As pinturas e fotografias que compõem a obra foram produzidas em expedições realizadas entre 2007 e 2008. Na bagagem da pequena missão artística destacavam-se telas, tintas, paletas, cavaletes, tripés e câmeras fotográficas. Os artistas desceram pelas nascentes, na Serra dos Caiapós, Estado de Goiás, e seguiram o curso do rio em pequenas embarcações, especialmente nas "voadeiras". Em alguns trechos margearam o Araguaia em veículo tracionado. Na ilha do Bananal foram guiados pelos índios Carajás e Javaés. Na região do Cantão se renderam à majestade do Araguaia e constataram que “ele é o mais belo de todos os rios”... Já no Baixo Araguaia localizaram os "Martírios de Cristo" com suas enigmáticas inscrições rupestres que indicam as minas de ouro procuradas pelo Anhanguera no século XVIII.

Além de ser o mais belo rio do país, segundo o artista Otoniel, o Araguaia também teria o título de maior rio exclusivamente brasileiro, não fosse o erro histórico-geográfico de considerá-lo afluente do Tocantins, pois o contrário seria o certo. Ameniza, porém, considerando que os dois rios são irmãos inseparáveis “como dois siameses...”.

Otoniel é cearense radicado em Brasília, e já publicou oito livros de arte inspirados em rios e regiões brasileiras. Essas edições são produções independentes, de tiragem limitada, que apresentam rico colorido tropical aliado a uma cuidadosa pesquisa histórico-literária. O resultado desse tributo ao Araguaia pode ser conferido no livro bilíngüe em português e inglês, com 132 páginas.

Serviço: Exposição e Livro "Viagem Pitoresca pelo Rio Araguaia "

Vernissage e Noite de autógrafos: 17 de março, quarta-feira, a partir das 20h.

Local: Galeria Municipal de Artes, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Preço do livro somente no lançamento: R$ 40,00


Otávio Fraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua crítica, dê sua opinião!